segunda-feira, dezembro 26, 2011


Qual é o seu tipo de pele?


Não é raro vermos pessoas falando que tal produto é melhor para peles oleosas, ou que tal hábito é bom para peles secas, não é mesmo?

A questão é: qual é o meu tipo de pele? Conheço várias meninas em dúvida a respeito disso, e nesse post eu vou tentar responder essa pergunta.

Já vi várias pessoas descartando o uso de algumas marcas de cosméticos alegando que certo produto deu acne, por exemplo, mas já pensaram que o problema pode estar no tipo de produto escolhido? Você pode usar um produto super conceituado, mas se ele não for adequado para seu tipo de pele, você não vai gostar, pode até detestar!

Cuidar da pele é coisa séria, portanto vou dar algumas dicas para fazer isso corretamente em cada tipo de pele.

Os tipos de pele são, basicamente: pele oleosa, mista, seca e normal. Essa última é mais difícil de encontrar, já que estamos expostas a diversos fatores externos.

As características da sua pele nas quais você deve examinar são: o nível de oleosidade, a espessura, a dilatação dos poros e a intensidade das linhas de expressão. Vamos lá?

Pele Oleosa

Pele muito oleosa em quase toda a face(o que faz com que a maquiagem dure menos, portanto é indicado o uso de spray fixador), espessa, com poros dilatados e visíveis, tendência a acne e cravos e transpiração em excesso. Esse tipo de pele é mais resistente a fatores agressores externos, como o sol. O envelhecimento é retardado pela alta produção de óleo. Quando as linhas de expressão vêm a surgir, são profundas.

Os melhores produtos para esse tipo de pele são os oil-free(sem óleo na composição) e os não comedogênicos(prometem evitar a obstrução dos poros). Para a limpeza, fórmulas com esfoliantes e tônicos a base de álcool são boas opções. Cuidado para não exagerar na limpeza, isso pode estimular a produção de sebo. Lencinhos que absorvem a oleosidade são ótimos para levar na bolsa e usar durante o dia.

Na hora de escolher a maquiagem, quem tem esse tipo de pele deve optar por produtos de acabamento matte, opaco, desrde a base até a sombra. A melhor textua de base nesse caso, é a seca, como a em pó. As únicas partes do rosto nas quais se pode abusar de brilho são os lábios! É de extrema importância que a máscara e o lápis de olho sejam à prova d'água.

Pele Mista

No Brasil, esse tipo de pele é muito comum, com a região T(testa, nariz e queixo) mais oleosa e o resto do rosto, e o pescoço, seca. Apresenta os poros menos visíveis e pode ter cravos na região T.

Combater a oleosidade dessa região e manter a hidratação do resto do rosto é uma tarefa difícil e importante. O retoque da maquiagem só se faz necessária na região T, para isso, um pó mineral pode ser utilizado. Muito cuidado: já que sua pele tem áreas com oleosidade diferentes, devem ser usados hidratantes específicos para cada uma, se isso não for feito, a região seca do seu rosto pode acabar mais seca ainda. Os lenços que absorvem oleosidades também são indicados para esse tipo de pele, porém apenas na zona T. A aplicação de tônico deve ser feita apenas, também, na zona T. Formulações leitosas são mais indicadas para quem tem esse tipo de pele.

Pele Seca

Pele sem brilho, fina, sem viço, poros não aparentes, transpira pouco(o que faz com que a maquiagem dure mais), escama mais, pode ter vasinhos aparentes e linhas finas em volta dos olhos ou da boca. Quem tem esse tipo de pele costuma reclamar mais de rachaduras no inverno.

A palavra-chave para quem tem esse tipo de pele é: HIDRATAÇÃO! Formulações cremosas e consistentes são bastante indicadas. Sabonetes com hidratantes são recomendados na hora de limpar esse tipo de pele, já os tônicos não, se você fizer questão de um, opte pelos sem álcool.

Já que nesse tipo de pele o brilho é mais ausente, é indicado adicioná-lo através da maquiagem, com produtos de textura mais úmida. Na hora de escolher a base se jogue nas que contém componentes hidratantes e filtro solar. Produtos com certo brilho são ótimos para despistar a falta de viço da pele seca, tanto sombras quanto blushes. Passe longe de produtos oil-free, eles vão deixar sua pele ainda mais seca. Os demaquilantes bifásicos são uma boa pedida para quem tem pele seca.

Pele Normal

A pele normal é naturalmente saudável, tem oleosidade na medida certa, poros pouco visíveis, não costuma desenvolver muita acne, resumindo: não tem carência ou excesso de nada! Muito mais fácil de cuidar, essa pele comporta a maioria dos produtos. Como qualquer outra, se não tratada pode sofrer danos e ficar com um aspecto ruim.

Esse tipo de pele também pede hidratação, isso evita que ela resseque, a protege e mantém sua vitalidade. O uso de protetor solar, principalmente aqui no Brasil, é indispensável, afinal os raios UV podem provocar manchas, envelhecimento precoce, sardas e doenças de pele.


E aí? Conseguiram descobrir seus tipos de pele?
4

4 comentários:

Thayane Almeida disse...

adoreii as dicas amore, beijinhossss seguindo vc, veme me seguir tb

http://girlscosmetic.blogspot.com/

Bárbara disse...

oie. adorei seu blog e suas dicas... esta de parabens viiiu!
ja estou seguindo para estar sempre de olho rsrsrs

SUCESSO flor

da uma passadinha aqui
www.sombraegloss.blogspot.com

beijo

blog da sonha gleide disse...

Parabéns pelas dicas,adorei,seguindo aqui,bjus
http://blogdasonhagleide.blogspot.com

Letícia Péret disse...

Obrigada meninas! Já estou seguindo o blog de vocês! Beijos, Letícia.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...